INTERPI – Instituto de Terras

Ginásio Verdão passa por reforma para retomada de atividades em 2023

Compartilhar:

O Ginásio Verdão, uma das principais praças esportivas do Piauí, vai ser reaberto para atividades em 2023. Estão sendo feitas reformas no espaço com o objetivo de transformá-lo em uma arena multiuso, de forma a beneficiar milhares de atletas de diferentes modalidades. A programação de retorno será com a abertura dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis), na próxima terça-feira (27).

A melhoria na infraestrutura se dará por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e inclui reparos no teto, arquibancadas, piso e pintura. O projeto foi estruturado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir manutenção e operação de qualidade do ginásio, com previsão de investimentos superiores a R$ 6 milhões ao longo de 20 anos.

“A PPP garante que o parceiro privado fomente eventos e práticas esportivas. A ideia é fazer do Ginásio Verdão um grande polo de atividades esportivas e também de educação, cultura e lazer”, explicou Monique Menezes, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

De acordo com a gestora, a revitalização do ginásio atingirá diretamente as federações esportivas do Piauí que ganharão salas especializadas e serão prioridade na utilização do local. A PPP também prevê um plano de formação de atletas específico para os alunos da rede pública estadual, viabilizando a prática esportiva profissional para inúmeros jovens do estado.

“Estamos retomando esse investimento como uma oportunidade de novos espaços para o esporte, principalmente. Vamos começar com a abertura dos Jepis, um evento esportivo que já faz parte do calendário escolar, estimulando a cultura desportiva na sociedade”, comentou Samuel Nascimento, secretário de Estado da Administração.

O projeto foi solicitado pela Secepi e estruturado pela Suparc, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir a manutenção e operação de qualidade do ginásio. “Nós tivemos esta ideia com o objetivo de reviver grandes momentos, já que consideramos uma das maiores praças esportivas não só de Teresina, mas de todo o estado. Nossa intenção, com a volta do Verdão, é realizar grandes partidas de futsal, de vôlei, de basquete, movimentar o espaço, como nos tempos áureos do Verdão. Até porque, todos nós que fazemos parte do Governo do Estado, sob o comando do governador Rafael Fonteles, temos como meta registrar resultados positivos em benefício da população”, afirmou a secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo.

Jogos Escolares

Os Jepis serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí, que competirão em 18 modalidades esportivas, onde os campeões representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

É um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Pular para o conteúdo