INTERPI – Instituto de Terras

Cultura indígena é celebrada em ação promovida pelo Interpi

Compartilhar:

O momento simbólico destacou a importância da cultura indígena para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

 

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) realizou, nesta quarta-feira (16), um evento especial em alusão aos povos indígenas, reafirmando seu compromisso com o reconhecimento, o respeito e a valorização da diversidade étnica e cultural do estado.

A cerimônia contou com a presença do cacique Henrique Manoel, do Povo Tabajara, ue também é diretor de Povos Originários da Superintendência de Igualdade Racial da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc). O momento simbólico, com cantos e rituais tradicionais, emocionou os presentes e destacou a importância da cultura indígena para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

 

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, ressaltou a relevância do evento. “O Interpi tem um papel fundamental na garantia dos direitos territoriais dos povos indígenas e tradicionais. Esse encontro é um passo importante na valorização da história e da luta desses povos, que são parte essencial da identidade do nosso Estado.”

Em sua fala, o Cacique Henrique destacou a iniciativa do Interpi como pioneira. “Esse é um momento muito importante para todos nós. O Interpi sai na frente de muitos órgãos ao promover esse espaço de escuta e valorização da nossa cultura. É um gesto que fortalece a nossa caminhada e nos mostra que não estamos sozinhos.”

O evento integra uma série de ações institucionais voltadas para o reconhecimento e fortalecimento das comunidades tradicionais no Piauí, especialmente os povos indígenas, quilombolas e demais grupos que têm direito à regularização fundiária e ao respeito às suas formas de organização.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo