INTERPI – Instituto de Terras

Após regularização, comunidade quilombola colhe bons resultados e reconhece trabalho do Interpi

Compartilhar:

Com título coletivo de propriedade em mãos, Comunidade Quilombola Mimbó tem maior acesso a direitos.

A Comunidade Quilombola Mimbó, onde mais de 200 anos de história e resistência se entrelaçam, foi marcada por um capítulo importante em 2023: a comunidade recebeu o tão esperado título coletivo de propriedade, entregue pelo Instituto de Terras do Piauí (Interpi). A ação desencadeou uma série de oportunidades e transformações para as famílias residentes na comunidade.

Além de legitimar as terras, o título estimula e acelera o desenvolvimento sustentável da comunidade. Para a representante da Comunidade Mimbó, Maria do Espírito Santo Paixão, isso representa um futuro mais promissor, com mais oportunidades, e a comunidade já começou a receber os resultados.

“Este título não é apenas um pedaço de papel; é a garantia de que nossa história é reconhecida, preservada e valorizada. O Interpi tem sido um aliado essencial em nossa jornada. A partir da titulação, alcançamos conquistas importantes, como a exposição internacional do artesanato da comunidade, acesso a financiamentos bancários e políticas para a construção de casas em nossa comunidade”, enfatizou Maria do Espírito Santo.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, destacou a importância desse marco histórico. “A titulação coletiva não é apenas uma formalidade legal; é um passo crucial para a preservação da identidade e dignidade desta comunidade. Estamos comprometidos em garantir que todas as comunidades quilombolas tenham acesso a seus direitos fundamentais, e este é um exemplo significativo desse compromisso”, afirmou Cavalcante, garantindo também que, neste ano, 30 títulos coletivos serão entregues para Povos e Comunidades Tradicionais, triplicando o número de entregas realizadas em 2023.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Pular para o conteúdo